Minissérie “Pagodão: A cena por elas”.

Ampliar as vozes das mulheres vocalistas de pagode baiano é o objetivo da minissérie documental “Pagodão: A cena por elas”. Os cinco episódios foram publicados pela TVE com estreia no dia 12 de março de 2021. A primeira produção audiovisual sobre cantoras de pagode baiano conta as vivências e dificuldades das cantoras em diferentes contextos e épocas. O documentário foi desenvolvido através da parceria entre a Pagode por Elas (PPE), a DIVER.SSA e Skol Pagodão. Disponível também através do canal do youtube.

A importância da representatividade feminina neste gênero musical entra em pauta com as protagonistas: Aila Menezes, Rai Ferreira, Allanah Sarah, conhecida como a dama do Pagode, Daiana Leone, vocalista da banda Swing de Mãe, e Fernanda Maia, vocalista e percussionista da banda Afrocidade.

Para Aila Menezes, “ser mulher no pagode é ser resistência, persistência, é lutar contra a correnteza. É preciso se apegar aos seus valores, ao que você acredita e seguir. O pagode não é somente um ritmo, é uma manifestação cultural, um estilo de vida”.

O pagode não é somente um ritmo, é uma manifestação cultural, um estilo de vida”.

Aila Menezes.

Uma nova década do Pagodão

Segundo a co-fundadora da Pagode por Elas, Joyce Melo, o descrédito e o machismo dificultaram a ascensão das bandas protagonizadas por mulheres. Nesse sentido, “esta minissérie, assim como a própria iniciativa Pagode por Elas, surge com o objetivo de dar luz a uma nova década do Pagodão, dessa vez com mais mulheres”, explica Joyce.

A parceria entre a Skol, PPE e DIVER.SSA, segundo Luiza Penido, do time regional da Skol, irá impulsionar e dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres. “Conseguimos gerar mais alcance e visibilidade para artistas e Skol Pagodão consegue ser cada vez mais conectado com o seu consumidor”, explica Luiza.

Conforme a CEO Ítala Herta, a DIVER.SSA é uma iniciativa focada em fomentar o empreendedorismo feminino de impacto social em todo o Brasil, portanto, além de ser uma conexão entre startup e marca, acompanha e impulsiona a PPE por meio de mentorias para o amadurecimento da visão empreendedora e conexões por meio do smart money.

Artigo de Thais Prado do Mundo Negro.

assista o documentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *