O QUE JÁ FIZEMOS ATÉ AQUI
-
Festival Pagode Por ElasFestival Pagode Por Elas
-
Conteúdos DigitaisConteúdos Digitais
-
Redes SociaisRedes Sociais
-
Produção de ConhecimentoProdução de Conhecimento
-
Som Por ElasSom Por Elas
-
Shows e EventosShows e Eventos
Festival Pagode Por Elas
Festival digital ppe 2022
O Festival Digital Pagode Por Elas foi resultado de 20 anos de trabalho duro das mulheres do pagode baiano por protagonismo. O Festival ocorreu numa versão pocket, como aquecimento para a 1ª edição do Festival Pagode Por Elas presencial. A produção audiovisual contou com uma lineup 100% feminina, incluindo as instrumentistas, e equipe técnica de mulheres, majoritariamente, o projeto originou a Banda Pagode
Por Elas.
Atrações: Rai Ferreira, A Menina, A Ninfeta e DJ Belle
Financiamento: Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Festival presencial ppe 2024
O Festival Pagode Por Elas é um manifesto, uma revolução. Afinal, queremos mesmo levar para o mundo um gênero baiano, negro e periférico criado há mais de 30 anos dominado e protagonizado apenas por homens? O 1º Festival Pagode Por Elas, envolveu ações de produção, formação e promoção de mulheres cis, trans e pessoas LGBTQIA+ no pagode.
A primeira ação foi o Concurso Nova Década do Pagodão, em seguida houveram as ações formativas, as canções das vencedoras do Concurso foram gravadas e lançadas no EP Nova Década do Pagodão, e a mais votada se apresentou durante o Festival. Por fim, o relatório da pesquisa PPE “Mulheres no Pagodão” disponibiliza os dados comparativos referente às pesquisas feitas em 2019, 2021 e 2024.
Atrações: A Dama do Pagode, Aila Menezes, A Travestis, e o Show Pagode Por Elas com Rai Ferreira, Dai, Nêssa, A Menina e A Ninfeta com participação de A Poderosa; além de Tia Carol B2B Paulilo Paredão durante os intervalos.
Financiamento: Natura Musical e Faz Cultura
Conteúdos digitais
Podcast
3ª Temporada Podcast Pagode Por Elas (2024.1)
Mais informações
Para potencializar o impacto gerado pela Pagode Por Elas, a plataforma produziu a 3ª temporada do videocast Pagode Por Elas #PodUmaNovaDécada. O projeto distribuiu uma série de 8 episódios com profissionais de diferentes áreas do mercado da música baiana, dispostos a colaborar a partir das suas experiências, na construção de uma nova cena musical, com inclusão e equidade na indústria, em todos os segmentos.
Convidados: RDD; Opaí Cris; O Kanalha; Léo Kret; Fernanda Bezerra; Lu Amâncio; A Travestis; Preta Gi
Financiamento: SEBRAE
2ª Temporada Podcast Pagode Por Elas (2022)
Mais informações
A segunda temporada do Podcast Pagode Por Elas #PorUmaNovaDecada apresentou o seu novo formato em videocast. As hosts e co fundadoras da PPE, Joyce Melo e Beatriz Almeida, conduzem os papos com uma série de profissionais do mercado da música baiana, dispostas (os) a construir caminhos de inclusão das mulheres na indústria musical, e fomentar Uma Nova Década, não só para o pagode, mas para toda cena musical.
Convidados: Alex Pinto e Ju Moraes; Madu Abreu e Laisa Gabriela; Rai Ferreira e A Ninfeta; Jann Souza e Ana GB; Apache e
É O Cross; Lua Novaes e Kevin Brito; Bobby e Aila Menezes; Mauricio Batekoo; Itala e Pedro Tourinho
Financiamento: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc
1ª Temporada Podcast Pagode Por Elas (2019)
Mais informações
Em uma temporada piloto, realizada ainda como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, das jornalistas e agora sócias, Joyce Melo e Beatriz Almeida, ainda em 2019, gravamos dois episódios apenas em áudio com a cantora Mayara, num formato estúdio livre, e uma entrevista com a produtora Carol Abdala.
Audiovisual
Minissérie Pagodão: A Cena Por Elas
Ampliar as vozes das mulheres vocalistas de pagode baiano é o objetivo da minissérie documental “Pagodão: A cena por elas”. Os cinco episódios foram lançados no canal do Youtube da Pagode Por Elas e exibidos na TVE.
A importância da representatividade feminina neste gênero musical entra em pauta com as protagonistas: Aila Menezes, Rai Ferreira, Allana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode, Dai e Fernanda Maia, vocalista e percussionista da banda Afrocidade. A primeira produção audiovisual sobre cantoras de pagode baiano conta as vivências e dificuldades das cantoras em diferentes contextos e épocas. A realização é da plataforma Pagode Por Elas (PPE) em parceria com DIVER.SSA e Skol Pagodão
Financiamento: Ambev
Clipe mulheres no pagodão
O single “Mulheres no Pagodão” chegou às plataformas digitais nas vozes das cantoras A Menina e Rai Ferreira, estreando a primeira das 6 faixas do EP Nova Década do Pagodão, da Pagode Por Elas. O clipe abriu oficialmente a preparação para o Festival Pagode Por Elas, representando a música e estilo de vida das Mulheres do Pagodão.
Produção Audiovisual: Preto Films
Financiamento: Natural Musical e Faz Cultura
Clipe eu sou pagodeira
Pagode Por Elas realiza o videoclipe da música “Eu sou Pagodeira”, da cantora Tacila Almeida. O single faz parte do EP Nova Década do Pagodão lançado em novembro deste ano com a proposta de construir uma cena com protagonismo para as mulheres do pagode baiano. O clipe tem como narrativa a abordagem do pagodão como cultura e um estilo de vida para as periferias que consome e dita tendências, sendo as pagodeiras fomentadoras desta cultura.
Direção: Mariana Ayumi
Co-direção: Joyce Melo e Beatriz Almeida
Financiamento: SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Clipe é o pagode por elas
É o Pagode Por Elas é a música tema da plataforma oficial das mulheres do pagode baiano, composta pela artista Rai Ferreira e executada ao vivo em Shows da Pagode Por Elas com outras artistas do pagodão como Dai e Nêssa. O clipe visa reforçar a imagem narrativa de que existe uma cena do pagode feita por mulheres há mais de 20 anos, que vivem o pagodão como estilo de vida e hoje, unidas, fortalecem o trabalho umas das outras.
Financiamento: Lei Paulo Gustavo
[Som Por Elas] Clipe Outro Tom
Outro Tom é uma música composta pela artista Louise Mosini e conta sobre uma história de um amor antigo que deixou boas lembranças e sentimentos, que mesmo após o fim permaneceram. A Pagode por elas tem uma trajetória de contar a história de mulheres que se desenvolveram dentro da música a partir de suas vivências. “Outro tom” nasce de um amor antigo que é trajetória, ponte para um sucesso futuro.
Produção Audiovisual: Preto Films
Redes Sociais
Papo de Pagode
Histórias, notícias e informações sobre pagode, samba e generos musicais de raiz negra e periferica.
Indicação Pagodeira
Indicações das cofundadoras dentro do lifestyle pagodeira, música, eventos, viagem, beauty, moda e mais.
Ela é Pagodeira
Uma homenagem a mulheres que, pagodeiras ou não, são como nós no estilo de viver.
Papo com Elas
Conversas, reflexões e desabafos das cofundadoras sobre a vida, os negócios, os relacionamentos e o que surgir.
Produção de Conhecimento
Relatório Pesquisa de Consumo Mulheres do Pagodão com Natura Musical (2019/2021/2024)
Pesquisa
O relatório coleta e analisa a terceira pesquisa de consumo “Mulheres no Pagode Baiano” realizada pela plataforma Pagode Por Elas, e compara com as duas edições anteriores aplicadas em 2019 e 2021. O objetivo do relatório é acompanhar a Nova Década do Pagodão Baiano a partir do protagonismo feminino. Nesse sentido, aspectos econômicos, comportamentais, etários e identitários foram levados em conta na criação do formulário de coleta, na tentativa de interseccionar os dados e obter resultados mais relevantes para o complexo cultural que envolve o gênero musical Pagode Baiano.
Coordenadora da pesquisa: Anne Rodrigues
Financiamento: Natura Musical e Faz Cultura
Reportagem especial
A reportagem “As Donas da Zorra Toda” é a primeira reportagem especial sobre a disputa de protagonismo das mulheres do pagode baiano através de diferentes lentes. O primeiro mapeamento e registro jornalístico destas histórias de forma sistematizada.
Artigo Científico
O artigo científico Transformações Provocadas Pela Presença De Mulheres Vocalistas Na Cena Do Pagode Baiano buscou refletir sobre as disputas por espaço e fricções causadas pela inserção das mulheres na cena musical do pagode baiano, para além do papel da piriguete, e especificamente, como vocalistas. A discussão e análise acerca da estruturação dos papéis de gênero no pagodão, um gênero musical representativo para Salvador, se baseia no conceito de cena musical proposto por Jeder Janotti. Através de pesquisa exploratória de campo, foi possível compreender a vivência de cinco mulheres vocalistas do ritmo: Alanna Sarah (A Dama do Pagode), Rai Ferreira (ex-A Madame), Léo Kret, Fernanda Maia (Afrocidade) e Jade Girl (ex-integrante da Banda Clube da Luluzinha). Uma das conclusões deste artigo é que apesar das experiências diversas e únicas, o descrédito e o machismo cerceia a história destas mulheres e dificulta a ascensão.
Curadoria
Curadoria artística para a campanha #PPKSEMTABU da Gino-Canesten, Bayer (2024)
Indicação da cantora Rai Ferreira para interpretar o jingle da campanha Norte-Nordeste da Gino-Canesten, marca Bayer, desenvolvida pela Agência As Minas.
Curadoria para o Festival Salvador Capital Afro (2023)
Avaliação e curadoria artística dos os projetos selecionados para a rodada de negócio e showcases do Festival Salvador Capital Afro 2023.
Curadoria artística e conceitual para o projeto Mulheres no Pagode Skol Pagodão & Mete Som (2020)
Reunião de direcionamento criativo e curatorial para o projeto do Mês da Mulher de Skol Pagodão junto com o canal Mete Som (Hitlab).
Som por elas
Lançamentos Musicais
EP Nova Década do Pagodão (Prod. Musical: Rodrigo Hit)
Primeiro produto fonográfico da Pagode Por Elas, o EP Nova Década do Pagodão reúne músicas das artistas: A Menina feat. Rai Ferreira; Tacila Almeida; Nathy Majestade feat. Aila Menezes; A Poderosa; LaEla; e Afroo Dai.
Financiamento: Natura Musical e Faz Cultura
Forró Por Elas - Eloah Monteiro, Rool Cerqueira e Brena Gonçalves (Prod. Musical: Rodrigo Hit)
Projeto premiado no 1º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas
Pagode Latino - Aila Menezes (Prod. Musical: Rodrigo Hit)
Álbum da artista Aila Menezes lançado pelo Selo Som Por Elas.
Molhada - Lua Novaes, DAI e ÉOCrosss
Projeto premiado no 1º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas.
Outro Tom - Louise Mosini
Projeto premiado no 2º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas.
Mulheres No Pagodão - A Menina e Rai Ferreira (Prod. Musical: Rodrigo Hit)
Projeto premiado no 1º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas.
Amaré - Mayara e Jalmy
Projeto premiado no 2º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas.
Última Paixão - NegaFyah (Prod. Musical Faustino Beats)
Projeto premiado no 2º ciclo formativo da Comunidade Som Por Elas e lançado através do Selo Som Por Elas.
Pele Fresca - Monique Nascimento
Single de estreia da carreira Monique Nascimento e do seu álbum Tempo.
Folhas Sagradas - Nsabas
Single Cypher do coletivo Nsabas com as artistas Amanda Rosa, Ludmilla Singa, Preta Letrada, Má Reputação e DJ Belle lançada pelo Selo Som Por Elas.
Comunidade & Plataforma de Educação
Comunidade Som Por Elas - Ciclo 1 | Goethe Institut (2022)
Som Por Elas é a realização do desejo de capacitar mulheres da música. Na realização do ciclo 1, nossa empresa foi aprovada em um programa internacional, UNIDAS: Mulheres Nas Indústrias Criativas, realizado pelo Instituto Alemão Goethe. Neste projeto piloto desenvolvemos uma comunidade imersiva, formativa e interativa para as mulheres da música baiana. Selecionamos 30 mulheres, entre artistas e produtoras, para receberem formações com mentoras experientes do mercado, sobre gestão, comunicação e monetização na música, e criamos um espaço coletivo para trocas e network.
Financiamento: Goethe Institut Brasil e Chile
Comunidade Som POr Elas - Ciclo 2 (2022)
O 2º ciclo da Comunidade Som Por Elas realizado de forma independente apontou para a importância das parcerias na construção de uma nova década para as mulheres da música baiana.
O ciclo teve duração de 45 dias com mais conteúdo, conexão & networking e oportunidades.
Comunidade Som Por Elas - Ciclo 3 | Fábrica Cultural (2023)
Os conteúdos e aulas da comunidade “Som Por Elas” tem como foco principal fomentar conhecimento sobre gestão da carreira, projetos, distribuição e comunicação na música. A comunidade se estrutura com uma aula e um encontro de networking por semana via videoconferência e oportunidades para alunas selecionadas. No 3º Ciclo da Comunidade Som Por Elas realizamos 9 novas aulas ao vivo, além de disponibilizar as aulas gravadas dos dois ciclos anteriores.
Shows
Lançamento Amaré
Evento de lançamento do single Amaré no Roma Negra com pocket show dos artistas Mayara, Jalmy e A Menina.
Lançamento Molhada no Bombar
Evento de lançamento do single Molhada no Bombar com pocket show das artistas Lua Novaes e DAI